domingo, 8 de fevereiro de 2009

Um pouco da história...

Tucuruvi significa gafanhoto verde, em tupi. Na época de sua fundação predominavam os sítios na área, dos quais os mais conhecidos eram o Lavrinhas, Pedregulho e Tapera Grande. O primeiro núcleo do povoamento foi iniciado em 24 de outubro de 1903 pelo inglês Willian Harding. O britânico havia comprado uma grande área e, nove anos após a transação, fundou a Vila Harding, que se localizava no alto de uma colina, o que proporcionava aos visitantes uma bela visão de São Paulo.
Do núcleo inicial, sobrou o palacete de sete mil m², construído por Harding para sua moradia que abriga hoje a sede da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Harding nasceu em 27 de agosto de 1856 em Someser, Inglaterra e chegou ao Brasil com três anos de idade. Aos poucos, suas propriedades foram sendo vendidas para dar lugar ao bairro que surgia.
No dia 4 de maio de 1918, era celebrada a primeira missa, ainda em instalações precárias, no bairro. Em 6 de outubro desse ano, foi lançada a pedra fundamental da Igreja do Menino Jesus do Tucuruvi, que ainda hoje é um dos símbolos do bairro. Ainda naquele ano, foi fundada a Escola Noturna da Associação Beneficente do Tucuruvi.


Fonte: Subprefeitura Santana / Tucuruvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário